17 de março

Uma pandemia, e agora?!

(Calma, isso já aconteceu antes... foi diferente. Mas não é tão novo assim.)

A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou, em 11 de março de 2020, que a epidemia do Covid-19 que infectou centena de milhares de pessoas desde o final de dezembro, pode ser considerada uma pandemia.

A pandemia do Covid-19 está longe de ser a primeira na história. Os flagelos do passado que marcaram as sociedades ocorreram em contextos diferentes. Hoje, a medicina dispõe de medicamentos, vacinas e tratamentos eficientes além do trabalho incessante de laboratórios e pesquisadores em todo mundo. Apesar de todo esse esforço, o risco de infecção não desapareceu e ainda ronda a humanidade.

Epidemias e pandemias questionam uma sociedade inteira em suas representações, em sua capacidade de enfrentar uma ameaça infecciosa, de se relacionar socialmente, de manter sua fé religiosa e até na sua confiança nas ações políticas e nos diferentes meios de comunicação. Como lembra La Fontaine, referindo-se a uma epidemia, “nem todos morreram, mas todos foram atingidos”.

O coronavírus constitui um teste social e moral real para as democracias do mundo, especialmente em termos de mobilização e solidariedade.

Vamos dar um giro pela história e conhecer as quinze maiores epidemias e pandemias da história a partir do site da Professora Joelza E. Domingues.

Epidemia e pandemia, qual a diferença?  Ler mais
_________________________________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário